Home O DECBI História
HISTÓRIA

O Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) foi criado em 1972 como parte integrante da Escola de Farmácia para atender as disciplinas básicas de Curso de Farmácia. Com a criação, em 1978, do departamento de Nutrição, e, em seguida, da Escola de Nutrição, passou também a atender o ciclo básico do Curso de Nutrição. Em julho de 1982 foi criado o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), desta feita como um dos departamentos associados ao ICEB. Em 1996 professores do DECBI, juntamente com alguns professores da Escola de Farmácia e Escola de Nutrição, propuseram a criação do Núcleo de Pesquisa na Área Biológica (NUPEB), hoje com um Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado, conceito 5 na CAPES) na área de Ciências Biológicas. Atualmente este núcleo abriga um outro curso de mestrado, o de Biotecnologia.

O DECBI atende, semestralmente, cerca de 1500 alunos com o oferecimento de mais de 40 disciplinas para alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição, Medicina, Educação Física, Química Industrial, Química Licenciatura, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Engenharia Ambiental. Mesmo não tendo um Programa de Pós-graduação exclusivo, a maioria dos professores participa como membros do “Núcleo Permanente” em cinco diferentes programas de pós-graduação, sendo quatro, (programas) aqui na própria UFOP e um outro em Governador Valadares (MG). O Departamento de Ciências Biológicas possui atualmente 36 Professores Efetivos, 3 Professores Substitutos e 12 Técnicos Administrativos nas diferentes áreas do conhecimento da biologia.